Buscar
  • diretacursos

Como fazer uma boa redação.

Se você está se preparando para prestar concursos públicos, já deve saber a importância de fazer uma boa redação para conseguir a tão almejada vaga.

O ideal é começar a se preparar com bastante antecedência, inclusive buscando dicas de como desenvolver textos fluidos e merecedores de uma boa nota.

Nesse artigo você encontrará dicas valiosas para elaborar uma excelente redação!


1- Atente-se ao Edital:

É muito importante ver qual é o gênero textual exigido no Edital e quais são os critérios para a avaliação do texto, assim você poderá direcionar a escrita para que atenda a todos os itens propostos. O texto dissertativo-argumentativo é o mais solicitado em concursos. Nesse gênero, devem ser apresentados argumentos para defender um ponto de vista do autor. O texto, então, precisa seguir a estrutura a seguir:


Introdução

Em apenas um parágrafo, você deve fazer uma apresentação do tema, colocar seu ponto de vista e sua tese.


Desenvolvimento

Desenvolva, em cerca de dois a três parágrafos, as hipóteses apresentadas na tese. Lembre-se de dedicar um parágrafo a cada uma dessas hipóteses e utilizar os operadores argumentativos ( são palavras ou expressões que têm a função de estabelecer uma ligação entre as orações, períodos ou até mesmo parágrafos de um texto), de modo que não sobrem afirmações soltas, parecendo não ter ligação com o restante do texto. Toda afirmação deve ser justificada com argumentos baseados em dados concretos.


Conclusão

Aqui, em apenas um parágrafo, você deve reafirmar o ponto de vista que foi apresentado na introdução, fazer uma reflexão sobre a problemática discutida no texto e, se o tema estiver solicitando, propor uma intervenção para o problema abordado.


2- A redação deve ter um título?

Uma dúvida muito grande entre os candidatos é se devem ou não colocar o título. Isso irá depender do que traz o edital. Se ele solicitar que coloque um título você deve sim colocar, mas atualmente, está sendo dispensável. Por isso é importante sempre fazer uma leitura atenda do Edital antes de iniciar os estudos da redação.


3- Tenha o hábito da leitura

O hábito de ler faz com que a pessoa entre em contato com diferentes tipos de texto e estilos de escrita, além de um vasto vocabulário. Leia jornais, revistas, artigos na internet, livros, histórias em quadrinhos e, caso queira reforçar a argumentação, leia Editoriais! Todavia, a leitura deve ser atenta.


4- Esteja sempre atualizado

Para desenvolver bem esse tema ao longo do texto, você precisa se manter informado, sendo assim, é necessário acompanhar o noticiário e consultar diversas fontes sobre o mesmo tema para você ter uma visão mais ampla e formar sua opinião. Dessa forma, você não será surpreendido por um tema sobre o qual não entende na hora da redação.


5- Analise o tema da redação

Fugir ao tema é nota zero! Então muita atenção ao tema proposto para não correr o risco de escrever uma excelente redação, mas sem estar de acordo com o tema, o que vai eliminar a sua redação do concurso.

Para que isso não ocorra, leia a proposta com muita atenção e se atente a cada palavra dela. Leia também os textos auxiliares e faça suas anotações do assunto principal de cada um deles. Isso não é perder tempo e faz com que você não corra o risco de ter a redação zerada.


6- Pense em seu projeto de texto

Antes de começar a escrever o rascunho, reflita sobre o tema e levante os pontos mais importantes, separe as ideias que você vai defender e as organize. Essa organização faz com que você dê um direcionamento ao seu texto e não se perca no meio do caminho, assim, ganha tempo!


7- Seja objetivo

É imprescindível ter objetividade e clareza no texto. Sendo assim, frases prolixas – aquelas que não desenvolvem o assunto e ficam sempre falando a mesma coisa - mostram falta de preparo e uma tentativa de prolongar o texto para atingir o número de linhas exigido.


8- Faça uma revisão no texto

Por fim, é importante sempre fazer o rascunho, revisar a parte ortográfica, a acentuação e a pontuação. Deve-se também conferir a estrutura textual e se está utilizando os elementos de coesão de forma diversificada ao longo do texto, entre outros fatores, fazendo as correções necessárias. Em seguida, passe a redação a limpo na folha oficial.

Fazer uma excelente redação exige estudo e muita atenção, mas todo esforço é recompensado com a vaga alcançada!

Gostou das dicas? Compartilhe o post nas suas redes sociais e divida o que acabou de aprender com eles!


Profª Jordana Romero

Contato: @profa_jordanaromero